Lausanne: Centro histórico

No post de hoje eu vou te mostrar os pontos de interesse perto da Catedral de Lausanne, que é o principal ponto turístico da cidade. Sempre que recebo visitas eu levo elas pra fazer esse passeio, já que a Catedral de Lausanne é imperdível e todos os outros pontos ficam super pertinho e valem a caminhada.

Particularmente, eu acho ótimo começar o passeio pela Catedral, e eu já falei mais dela aqui. Sugiro inclusive uma subida na torre, pra apreciar a vista, caso o tempo esteja colaborando.

Ao lado da Catedral pode-se encontrar o Museu Histórico de Lausanne (contei mais dele aqui) e o Museu de Design e Arte Contemporânea (post em breve).

Museu de Design e Arte Contemporânea
Museu Histórico de Lausanne

Seguindo por uma pequena rua que parte da lateral da Catedral em direção ao Château St. Maire, passamos em frente da Ancienne Académie (1579-1587), o primeiro prédio suíço construído especificamente para o ensino superior. Considerado um dos maiores projetos do século XVI no cantão de Vaud, o prédio da antiga Academia é um raro exemplo de complexo escolar protestante europeu. Era considerada uma potência do pensamento calvinista da Reforma até 1837, e agora é utilizada como uma escola.

Passando a Ancienne Académie, logo chegamos ao Chatêau Saint Maire (1397- 1425), que foi construído para ser a residência dos bispos de Lausanne e que foi utilizada para esse fim até 1536, quando o exército bernês invadiu a cidade. Com a criação do cantão de Vaud, em 1803, o Château passou a ser utilizado como sede para o governo cantonal e assim permanece até hoje.

Fonte: www.lausanne.ch

Voltando para a frente da Catedral, encontramos as Escaliers du Marché, uma escadaria que liga a Catedral de Lausanne com a Place de la Palud. Sua existência foi registrada pela primeira vez no século XIII e sua aparência atual – uma escada de madeira com um telhado e uma rua muito íngreme calçada correndo ao lado dele – remonta aos anos 1717-1719.

Fonte: www.lausanne.ch

escaliers

Eu gosto muito de fazer essa caminho, usando as Escaliers du Marché, porque eu acho prático e também porque é uma forma bacana de conhecer mais um ponto interessante. Ao término da escadaria, chegamos na  Place de la Paludponto central da parte histórica e pra onde convergem várias das ruelas. A praça abriga a Fonte da Justiça, cuja bacia data de 1557, tornando-se a mais antiga da cidade (mas a estátua original está lá no Museu Histórico).

Ali na Place de la Palud você encontra o Hotel de Ville (1675)antiga prefeitura da cidade (a atual prefeitura fica em frente ao Château Saint Maire, mas o Hotel de Ville ainda abriga alguns serviços relacionados, que eu não sei bem quais são).

hoteldeville

Ao redor da Place de la Palud podemos encontrar várias lojas e cafés (e o cheirinho maravilhoso que vem da Lush Cosmetics), e também pegar mais algumas pequenas ruelas e descobrir mais do centro.

Esse é um passeio clássico pra quem quer conhecer Lausanne. É um passeio que se faz tranquilamente a pé, e a duração dele vai depender do seu interesse em entrar nesses pontos (imprescindível entrar na Catedral, mas os museus ficam por conta do seu interesse). Ali pertinho também é possível visitar o Palais de Rumine, que eu contei mais aqui.

Você também pode gostar de:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *