Lausanne: onde esquiar perto?

Vamos do começo: esquiar é um esporte caro. Você precisa somar o custo dos equipamentos (esqui, botas, bâtons, capacete e óculos), o custo das roupas impermeáveis, o custo do transporte até as estações e o custo dos passes pra poder usar as pistas. Sério mesmo: não é brincadeira.

E, podemos dizer, também não é um esporte de todo prático. Não temos carro e não sentimos falta no nosso cotidiano, mas na hora de esquiar é outra história. Carregar todos os equipamentos no transporte público cansa mais do que praticar o esporte (mas é bem comum encontrar pessoas paramentadas nos trens pela Suíça).

Aqui vão 3 locais pra prática do esporte perto de Lausanne (e conforme conhecermos mais, eu volto aqui e atualizo). Todos os três locais são acessíveis tanto por carro quanto por transporte público.

St. Cergue Village

O ponto de partida pra chegar lá é a cidade de Nyon e o trem leva cerca de 40 minutos pra chegar até St. Cergue – é o mesmo trem que se pega pra ir ao Paléo. Chegando lá a área de ski é próxima da Gare, coisa de uns 5 minutos de caminhada (e tem um estacionamento bem próximo pra quem vai de carro).

St. Cergue é ótimo para os totalmente iniciantes. Tem uma pista baby com tele-ski que é muito boa pra quem não tem conhecimento nenhum e quer começar de leve. Tem também uma pista difícil e uma pista fácil que não é, nem de longe, tão fácil assim. É um lugar pequeno e sem muita infra-estrutura.

Mais informações sobre em St. Cergue Tourisme

Preços Adulto:

  • CHF 25 para um dia inteiro
  • CHF 19,50 para meio período
  • CHF 9,60 para meio período somente na pista baby

Capture d'écran 2016-03-20 12.25.55

cergue

St Cergue Village fica próximo do Espace Dôle, uma das maiores áreas de ski nas montanhas do Jura. O Espace Dôle tem bem mais pistas, desde as mais fáceis até as mais difíceis, e é acessível por transporte público e carro.

St. George

O ponto de partida para chegar a St. George é a estação de Allaman, e é preciso pegar o ônibus do correio (La Poste) de número 720 e em cerca de 30 minutos você chega lá. Do ponto de parada do ônibus até a área de ski são cerca de 10 minutos de caminhada (uma boa subidinha). Tem estacionamento bem próximo das pistas.

St. George é o lugar perfeito pra quem já tem um pouco de habilidade mas ainda não se garante muito. Eu diria que não é um lugar para aprender, e sim para aperfeiçoar sem gastar muito. É um local pequeno, somente com dois teleskis e a infraestrutura é simples mas com tudo que você precisa. E, preciso dizer, as pessoas lá são realmente muito amáveis e simpáticas! O lugar tem todo um ar “familiar”, e é super agradável passar o dia lá.

Mais informações sobre em St. George Tourisme

Preços Adulto:

  • CHF 20 para um dia inteiro
  • CHF 15 para meio período

Capture d'écran 2016-03-20 12.28.34

george

Villars

O ponto de partida para Villars é a cidade de Aigle, e para chegar lá é preciso usar o ônibus de número 144 que leva uns 35 minutos entre as cidades. Chegando em Villars você pode já pegar um teleférico pra ter acesso as pistas (transporte gratuito entre a gare e o ponto Telecabine) ou então pegar um trem que leva até Col de Bretaye em 18 minutos. É possível estacionar gratuitamente perto do ponto Telecabine.

Villars é, realmente, uma grande estação de ski. Tem muitas pistas e pistas para todos os níveis (desde o baby até o hard) e tem uma infraestrutura incrível, com muitos teleféricos, bares, mesas para piquenique, escola de ski… Se você não domina muito o esporte, o melhor a fazer é ir de trem até o Col de Bretaye e começar pelas pistas iniciantes. Justamente por ser um lugar tão grande, Villars é um lugar meio lotado nos finais de semana (esqueça pistas e teleféricos só pra você, a disputa é grande!).

Mais informações sobre em Villars-Gryon Tourisme

Preços Adulto:

  • CHF 57 para o dia inteiro
  • CHF 47 para meio período (tarde)

Col de Bretaye é conectado com outras estações de ski e, se você dominar o esporte, consegue acessá-las através das pistas. O passe para todas as estações custa CHF 67

Capture d'écran 2016-03-20 12.21.10

villars_2

villars

Para entender os mapas!
  • Pista Preta: muito difícil
  • Pista Vermelha: difícil
  • Pista azul: fácil
  • Pista verde: fácil/iniciantes

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *