Livros ou Ebooks?

Atualmente podemos escolher se queremos ler nos clássicos livros de papel ou então nos tablets, smartcoisas e kindles da vida. Eu imagino que algumas pessoas consideram uma heresia ler numa pequena tela. Cadê a magia de cheirar um livro novo, passar o dedo num verniz localizado, folhear páginas de um papel bom, admirar uma estante cheia e organizar seus livros conforme tema/autor, deixando todos os títulos no mesmo sentido?

dog

Realmente, ler em uma pequena tela não tem essa mesma magia. Mas isso não significa que não tenha coisas boas.

A mais importante, para mim, é o espaço. Mesmo comprando livros só dos meus top autores favoritos e, eventualmente, ganhando livros de presente, eu já enchi uma pequena estante lá no Brasil. Aqui na Suíça nós vivemos em um apartamento bem pequeno, e não podemos nos dar ao luxo de acumular coisas.

Nesse momento eu pensei em como pode ser maravilhoso ler no Ipad, por exemplo. Você pode ter quantos livros quiser, ocupando um mesmo mísero espaço. E isso, pra quem vive em um apê pequeno, é ouro: eu posso ler tudo o que eu quero sem me preocupar com o espaço necessário para guardar esses livros depois e, também, o que fazer com eles quando eu voltar pro Brasil…

Mas não é só uma questão de espaço. Hoje eu tento (meio que do meu jeito) seguir os preceitos de uma vida minimalista: ter menos coisas, ter coisas realmente úteis e fazer bom uso de tudo o que tenho. E com certeza ler em um tablet vem de encontro a isso. Mas eu vou desenvolver melhor essa ideia em um próximo post.

E quanto custa? Bom, aí depende. Se você comprar na Amazon, por exemplo, o custo do livro em papel e do ebook é muito similar (o ebook custa um pouco menos). Mas existem inúmeras opções de livros gratuitos na internet, e você pode ler sem gastar um centavo. É claro que tem o custo do dispositivo (tablet, Kindle), mas hoje em dia, com popularização desses itens, você pode comprar um tablet por um bom preço e utilizar ele pra muitas outras atividades, não só ler.

ipad

Mas e a experiência, como é?  Eu resolvi comentar isso agora porque eu terminei de ler a minha primeira trilogia usando o Ipad: Jogos Vorazes. Eu achei a experiência ótima. Eu regulei o brilho da tela e meus olhos não ficaram cansados (como a maioria das pessoas imagina) e eu consegui ler muito mais rápido do que em um livro de papel (porque não é preciso ficar passando páginas). Sem falar que eu leio deitada, então frequentemente eu faço sombra nas páginas com o próprio livro, o que não acontece com o Ipad. Eu achei a experiência realmente bacana e já tenho outros 4 livros pra ler em seguida.

Porém, eu preciso comentar aqui que eu sempre li muito pegando livros emprestados. Primeiro da escola, depois da outra escola, pegando livros do meu tio (que tem uma biblioteca invejável), depois dos amigos, da faculdade… Para mim, o prazer da leitura não está, e nunca esteve, atrelado a posse do livro. Eu sempre li e continuo lendo livros emprestados. O que eu quero é ler, é saber a história. Então não me importa se o livro é meu, é emprestado, é um ebook.  Talvez quem tenha o hábito de comprar livros possa sentir um pouco mais essa mudança.

Então, resumindo, eu diria que ler no Ipad economiza espaço, pode economizar dinheiro também (em alguns casos) e torna a leitura mais rápida (pelo menos para mim aconteceu).  Sem falar que um tablet é levinho, você pode ler um Tormenta de Espadas sem cansar a beleza, ou então levar vários livros para uma viagem sem se preocupar com o peso e volume.

Texto sobre vida minimalista e livros:

I GOT RID OF 2,000 BOOKS AND STARTED READING MORE

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *