Minha Tolkien Coleção

Mais ou menos lá no final da faculdade eu frequentava o Fórum Valinor. Ele ainda existe, e eu entrei hoje rapidamente olhar, mas já não tenho ânimo nem tempo pra ele. Entre discussões sobre as asas dos Balrogs e sobre as modificações feitas pelo Peter Jackson no SdA (mal sabíamos nós o que nos esperava no futuro) tinha um post que bombava muito: minha Tolkien Coleção (minha coleção Tolkien, whatever)

-Roy-Jen-roy-and-jen-the-it-crowd-29631542-759-567

Eu gostava de acompanhar esse tópico pra descobrir coisas que eu nem sabia que existiam – e, consequentemente, ficar desejando essas coisas. E claro que eu também tinha a minha contribuição lá, modesta, mas tinha.

Em janeiro eu estava no Brasil e aproveitei pra fazer uma super faxina no meu quarto, então eu entrei num momento total nostalgia, e resolvi reviver aqui a minha Tolkien Coleção.

Minha coleção começou nos meus 15 anos, quando eu ganhei meus exemplares de O Senhor dos Anéis <3

sdaLembro de ter lido os três livros em 18 dias, um pouquinho antes da estréia de As Duas Torres no cinema. A partir daí foi puro amor e a coleção começou a crescer com presentes de amigos, familiares e do Henrique – foi realmente uma época fácil pra me presentear.

silmarillionroverandom leaf

maps
Mapa do The Road goes ever on and on

hurin sigurdAlguns livros vieram da Amazon, outros do Submarino, alguns do sebo… E o Tales from The Perilous Realm e o The Road goes ever on and on eu comprei em uma livraria em Oxford, em 2010, quando visitamos o túmulo do Tolkien e o Eagle and Child.

Pode parecer estranho, mas o Hobbit foi uma das últimas aquisições. Isso porque eu li ele emprestado, e só ganhei ele muito tempo depois. A versão francesa eu comprei quando me mudei pra Suíça, pra aprender a língua mesmo (e ela vem com um marca páginas/mapa).

hobbit

mapa_hobbitlotr

De todos esses livros os únicos que não li foram os HOME. Bom, a gente vai envelhecendo e as responsabilidades ficam cada vez maiores, e eu fui perdendo o tempo e a disposição pra uma leitura tão pesada e detalhada (ainda mais em inglês). Quem sabe um dia…

home home_2

Confesso que nunca tive muito interesse em comprar livros sobre o tema escritos por outros autores. Mas recomendo esse do Lin Carter, é super interessante. E o do David Day eu comprei recentemente em uma super promo da FNAC.

carter

day

Com o tempo, além dos livros, a coleção começou a ganhar outros itens óbvios, como dvds e cds.

dvd dvd_extendido

cd
Podemos abafar o fato de que eu tenho um cartão de orelhão do SdA?

Na época dos filmes do Senhor dos Anéis eu também comecei a colecionar alguns recortes de jornais e revistas, e também a comprar algumas edições especiais (Sci-Fi , SET… tem muita coisa). E tudo isso segue guardado dentro de um fichário – também do Senhor dos Anéis (ok, realmente foi uma febre).

veja
A primeira (mini) matéria que li sobre os filmes

veja_2

Esse é o momento em que o tio Carlos descobre que eu recortei as Vejas dele…

revistascapricho

* O Henrique acabou de rir da minha cara porque eu tenho vergonha de mostrar um cartão de orelhão mas não tenho vergonha de mostrar uma Capricho de 2002…

E também teve álbum de figurinha e jogo de cartas estilo Magic… é gente, de tudo um pouco. Algumas coisas acabaram se perdendo com o tempo, principalmente as que eram úteis – tipo a minha agenda de 2006, que foi parar no limbo das agendas (que que se faz com agenda usada?). Outras, menos interessantes, acho que eu perdi com o tempo. O pôster da Sociedade do Anel que eu tinha (ganhei da moça da locadora) rasgou de tanto ser pendurado e re-pendurado… essas coisas de adolescência.

figurinhas_2
Menos figurinhas = menos cáries

figurinhas

cartas

Hoje em dia eu já não alimento mais essa coleção com afinco – mesmo sabendo que faltam muitos itens. Saíram muitos materiais agora relacionados ao Hobbit, mas como eu não gostei muito dos filmes, não fiz questão de gastar meu dinheiro com itens do filme – mas abri uma exceção pra essa caneca fofa da Canecaria (canecating people).

caneca

E o Henrique está muito empolgado comprando Legos do Hobbit. Nem preciso dizer que os maiores tem um preço absurdo, mas os pequeninhos até que dá pra encontrar com um valor mais em conta.

lego2 lego

HobbitLego

Bom, preciso admitir que tem muito amor, muito tempo e algum dinheiro envolvido nessa coleção toda. E que hoje eu guardo ela com muito carinho. Ela não só lembra um momento ótimo da minha vida, quando os filmes foram lançados – mas também porque eu continuo gostando disso tanto quanto eu gostava na época em que comecei ler. E olha, se depois de tantos anos eu não cansei, é porque é amor mesmo.

De vez em quando eu ainda encontro algumas coisas bem legais, e fico me coçando pra comprar. Semana que vem farei um apanhado de tudo que estou desejando 😉

estante

* Ultimamente eu tenho percebido uma nova ‘onda’ dessas com relação ao Crônicas de Gelo e Fogo. Apesar de ter lido os livros e gostado muito, eu já não tenho mais tempo (e disposição) pra me aprofundar demais em uma história dessas e me apegar aos detalhes. Gente, eu fico besta quando leio as teorias que os fãs criam – é uma loucura o que essa gente cata de pelo em ovo pra criar uma teoria. Claro que eu acho a maioria delas interessantíssimas, mas fico pensando na atenção – e no tempo – que a pessoa tem que ter pra bolar isso.

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *