França: Nice

O segundo semestre do ano passado foi um período abençoado para as viagens de fim de semana. A última delas, antes de viajarmos de férias para o Brasil, foi a viagem para Nice, na metade de novembro. Essa viagem foi, pra nós, um tanto atípica, pois não conseguimos fazer o que queríamos e nem passear a toa porque choveu demais. De qualquer forma, não podemos reclamar, porque fazia muito tempo que a chuva não estragava uma viagem nossa (e de vez em quando acontece né).

Nice é a capital da Riviera Francesa, ou Costa Azul – Côte d’Azur – região litorânea ao sul da França banhada pelo mar mediterrâneo.

Nós saímos de casa na sexta fim de tarde e chegamos em Nice ainda antes das 20h (com a Swiss). Em frente ao aeroporto pegamos um ônibus para o centro da cidade, e descemos bem pertinho do nosso hotel (geralmente os hotéis fornecem essas informações práticas de como chegar). Não vou indicar o hotel porque era bem mais ou menos.

Largamos nossas mochilas no hotel e saímos jantar ali por perto, apesar da chuva fraca. Jantamos sushi em um lugar muito bem avaliado no TripAdvisor, mas que me deu meio nos nervos. Primeiro porque éramos os únicos clientes, o que fez com que o dono desse uma atenção exagerada pra gente (odeio), e porque ele nos perguntou se estávamos ali por causa do TripAdvisor (o que me fez pensar que as avaliações podem ser forjadas). Tirando esses detalhes, a comida estava boa e bem fresquinha, mas não foi exatamente barato.

No sábado, nossa intenção era acordar cedinho pra passear, mas depois de uma noite muito mal dormida a gente ignorou o despertador. Dormir com barulho de chuva é bom, mas dormir com barulho de tempestade em lugar desconhecido, uma barulheira de água em zinco… foi tenso. Saímos do hotel perto das 9h, debaixo de uma chuva moderada e de um único guarda chuva. Mal e mal chegamos na Promenade des Anglais (tipo um calçadão beira mar), e a chuva se transformou em temporal-dos-bons, com direito a raios e tudo o mais. Conseguimos chegar até um McDonalds (ali na Promenade mesmo) e paramos pra tomar café da manhã. Nesse momento estávamos tão molhados que a vontade era voltar pro hotel e passar o dia inteiro dormindo. Passamos mais ou menos 1h no McDonalds, até que a chuva deu um trégua e conseguimos caminhar em direção ao centro da cidade.

* fotos batidas no domingo, porque no sábado foi impossível.

negresco
Hotel Negresco

praia praia2

Paramos comprar um tênis novo e meias secas pro Henrique (minha botinha paraguaia se saiu super bem) e continuamos caminhando. Passamos pela Place Masséna e chegamos na Avenida Jean Médecin (comércio top). Perto do shopping Nicetoile a chuva recomeçou forte e nos abrigamos ali dentro. O shopping nem é muito interessante, mas deu pra distrair até a chuva parar de novo.

lafayette
Galeries Lafayette
massena2
Place Masséna
massena6
Place Masséna

Como o shopping não tem opções muito interessantes de alimentação, saímos dali e fomos até um Quick (na mesma avenida, só um pouco mais pra frente) pra matar a saudade do Long Bacon. Ali na Avenida passamos pela Notre Dame de l’Assomption.

notredame2

notredame

Depois do almoço aproveitamos um momento de calmaria e conseguimos caminhar até a Place Garibaldi, a mais antiga praça da cidade. Dali caminhamos até o Porto de Nice, onde aproveitei pra fotografar o mar revolto.

garibaldi garibaldi2 garibaldi3

* Interessante como a praça Garibaldi é toda amarelinha, enquanto a praça Masséna é toda rosinha…

porto porto2 porto3

cotedazur mar_nice ondas_nice

Seguimos caminhando, e passamos em frente ao Monumento aos Mortos da I Guerra Mundial. Nesse hora, a chuva voltou a dar o ar da graça, mas mesmo assim subimos rapidamente na Tour Bellanda, um dos acessos a Colline du Château, pra ter uma vista bacana da cidade. Se chama Colina do Château (castelo), mesmo sem ter um lá, porque a colina abrigou um castelo até 1706, quando o rei Luís XIV mandou destruí-lo (e assim facilitar os ataques franceses, pois Nice não fazia parte da França ainda). A intenção era caminhar mais pela colina e conhecer o parque que tem lá em cima, mas a chuva não deixou.

monumento
Monumento

bellanda bellanda2 bellanda3

Nessa hora já estávamos cansados de tanta chuva, roupa molhada e passear em 2 num único guarda chuva. Passamos novamente pelo comércio, pegamos um Philly CheeseSteak num lugar recomendado pelo TripAdvisor (muito gostoso e muito barato mesmo) e voltamos pro hotel, pra assistir tv debaixo das cobertas de barriga cheia.

No domingo nós saímos cedinho em direção a Mônaco, mas isso eu conto logo mais, e na volta ainda tínhamos um tempo, então exploramos um pouco mais da cidade (com tempo bom, aleluiaaaa). O ônibus nos largou perto do museu de Arte Moderna e Contemporânea, então aproveitamos que era gratuito pra conhecer. Não tenho opinião sobre o acervo, porque eu estava muito cansada e só me arrastei lá por dentro, mas o terraço nos rendeu ótimas fotos da cidade.

museu museu2 museu3 museu5 teatro

acropolis

Saindo do museu nós fomos em direção ao centro novamente, passeamos pelo Jardin Albert I e fomos almoçar (bem tardiamente) no Subway.

jardinalbert
Brincando de Lost…

jardinalbert3 jardinalbert2

Mesmo cansados, na capa da gaita, a gente deu um jeitinho de caminhar até a Catedral Russa, que pelas fotos parecia ser muito bonita. E tadãm!

catedralrussa

Maior furada. Sem falar que essa caminhada nos levou perto da gare de Nice, que não é exatamente um região agradável.

Ali pertinho da catedral nós pegamos o ônibus em direção ao aeroporto. Deu pra perceber que não conseguimos fazer muitas coisas, mas mesmo assim ficamos satisfeitos com a viagem. Nice tem uma coisa meio estranha, um misto de Itália e França (não aquela França de sempre, de Paris e Strasbourg), e mesmo com o tempo feio a gente deu um jeito de aproveitar (principalmente nas compras). Ficamos com muita vontade de voltar (principalmente por causa de Mônaco) e quem sabe a gente faz isso no verão, pra conhecer um outro lado da cidade.

aviao

Você também pode gostar de:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *