Suíça: Dent de Vaulion

lacdejoux_2

Verão é tempo de hiking – e é preciso ser esperto e aproveitar todo e qualquer final de semana de tempo bom (principalmente depois da primavera super chuvosa desse ano). No final de semana passado nós fomos caminhar no domingo (não curto, prefiro sábado!) então optamos por uma trilha bem tranquila e não muito longe daqui. Como o Dent de Vaulion estava na lista de passeios já faz tempo, foi a escolha da vez.

O Dent de Vaulion é um pico de montanha no cantão de Vaud, já bem pertinho da França. Tem 1483m de altura e oferece uma vista muito incrível que vai do Léman e do Mont Blanc até o lago de Neuchâtel – sem contar o lago de Joux e Brenet bem próximos e que compõe o cartão postal clássico desse hiking.

pegasus
Pégasus Fantasy no lago de Joux

Nosso ponto de partida foi a gare de Le Pont, as margens do lago de Joux. A caminhada até o topo leva menos de 2 horas, e posso dizer que foi uma das trilhas mais tranquila que já fizemos (ou A mais). A subida é bem sinalizada e com uma inclinação agradável por estradinhas boas. A parte final é de grama e um pouco mais íngreme, mas nada que um bom calçado de trilha não dê conta!

Tivemos um momento de ~tensão quando passamos por um rebanho que pastava alegremente e que resolveu ir pra estrada e nos rodear. Parece brincadeira, mas se tem algo que aprendi é que vaca não é tão inofensivo quanto parece! Nada de olhar nos olhos, nada de movimentos bruscos – JAMAIS chegar perto dos bezerros… e lá fomos nós contornando as vaquinhas gordas e seguindo o nosso caminho.

Dê uma olhadinha nessa matéria e nessa matéria sobre ataques de vacas!

vaquinhas

trilha
Uma parte da trilha

Em uma parte da trilha nós passamos por uma queijaria que já é ponto clássico nesse hiking. Como era domingo ela estava fechada, mas na beira da trilha tem um frigobar self service onde você pode comprar o queijo. Compramos um pedaço pra complementar nosso pique-nique e era um queijo com ervas ótimo! Me arrependi de não ter comprado mais.

O topo do Dent de Vaulion é um grande gramado, com alguns bancos e mesas, uma antena, um ponto de observação e…. vacas. Por acaso no domingo o gramado estava cheinho de vacas deitadas e descansando de boas em meio aos turistas (que eram muitos). Nós sentamos ali pra fazer nosso pique-nique e fazer muitas fotos, porque a vista é legal para todos os lados.

lacdejoux
Lago de Joux e Brenet – o clichê desse hiking
leman_montblanc
Admirando o Léman e o Mont Blanc
neuchatel_lac
Lago de Neuchâtel

Para descer nós escolhemos o caminho de Pétra Felix, só pra conhecer uma trilha nova (trilha um pouquinho mais bruta no meio da floresta). Em menos de 1h30 já estávamos de volta a Gare. Tanto na subida quanto na descida encontramos muita gente, inclusive as pessoas que estavam conosco no trem. Acho que esse é um dos hikings batidos que os suíços chamam de “autoroute”, ehehehe

De qualquer forma, foi rápido, foi tranquilo e foi recompensador! Curtimos muito!

Como chegar:

Hiking:

Le Pont – Le Pont: entre 3h e 3h30 de caminhada (de maio a outubro).

hiking
Mapa do site wanderland.ch

Carro:

Vimos muita gente largando o carro no início da trilha, perto de Le Pont, para depois seguir a pé (até mais ou menos no ponto em que bifurca a estrada no mapinha ali acima). Mas é possível ir até o restaurante Dent de Vaulion de carro também, que fica só a uns 5 minutinhos do topo.

vacasnotopo
Vaquinhas descansando no topo

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *