Suíça: Morges

Simplificando bastante as coisas, diríamos que Morges é a cidade vizinha de Lausanne (na direção oeste) – mais precisamente, é o distrito vizinho de Lausanne. O Distrito de Morges, cuja capital é a comunne de Morges, é um dos 10 distritos que compõem o cantão de Vaud, e é constituído de 62 comunes (umas das quais é onde moramos agora).

A cidade de Morges tem um pouco mais que 15 mil habitantes, e é bastante conhecida pela viticultura, agricultura e pelas flores, já que todo ano em abril acontece a Festa das Tulipas. O centro de Morges é bem charmoso, com ruas fechadas somente pra pedestres mas, ao contrário de Lausanne, a cidade é plana. O “centro” da cidade, ou “cidade antiga” está bem pertinho da beira do Lago, então dá pra fazer tudo a pé com muita tranquilidade.

2014-02-22 15.22.50

O Castelo de Morges, construído entre 1286 e 1296 para a proteção da cidade, hoje abriga 4 museus relacionados a história militar suíça.

2014-02-22 15.35.20Cidade velha

2014-02-22 15.36.33

Caminhar na beira do lago em Morges também é muito lindo, e me lembrou um pouco Montreux. Ouchy é minha parte favorita de Lausanne, mas as vezes eu acho que a beira do lago em Morges e Montreux é um pouquinho mais charmosa (por causa das construções, talvez).

2014-02-22 15.00.25

2014-04-12 15.03.21

 

Agora que moramos em uma comune de Morges, é mais fácil irmos pro centro de Morges do que para o centro de Lausanne. Então acabamos indo lá com frequência pra passear, fazer compras e ter momentos agradáveis. A cidade é pequena, então ela tem um jeito de vila (algo mais calmo e interiorano, eu diria) bem limpa e organizada, mais ou menos “a Suíça como você imagina”. Passear lá, mesmo nos sábados, é muito agradável, pois não tem o acúmulo de pessoas do centro de Lausanne. Você também pode fazer uma caminhada agradável na beira do lago sem precisar entrar em uma procissão de famílias com carrinhos de bebe, bicicletas e patinetes. Assim como dá pra fazer compras com tranquilidade, porque o supermercado está mais habitável.

No sábado, dia 12 de abril, nós fomos até Morges pra ver a Festa das Tulipas. O dia estava lindo e nós fomos caminhando pela beira do lago até chegar ao parque onde acontece a festa, o Parc de l’Independance. Chegando perto do parque já encontramos muitas tulipas, e também bastante movimento, porque a festa atrai bastante gente. E é muito lindo, mesmo! Até eu que não sou assim, a maior amante de flores da face da terra, achei tudo muito lindo e fiquei bem louca gritando pro Henrique: olha essa! e olha essa outra! ai que cor linda! Cheia das alergias, porque a primavera aqui tá pegando – “pólen is in the air, everywhere I look around”– mas tirando mil fotos e pensando: se eu to louca aqui, imagine minha mãe! Além das flores, também tem umas barraquinhas de artesanato pelo parque, mas né, como tudo que é artesanal na Suíça = muito caro.

2014-04-12 14.55.24Na beira do lago você já encontra tulipas

2014-04-12 15.19.53No castelo você encontra tulipas

2014-04-12 15.24.57

2014-04-12 15.27.54

 

Ainda em Morges, é possível visitar o túmulo da Audrey Hepburn, que fica na comune de Tolochenaz. É só pegar um ônibus na Gare de Morges (ônibus 702, direção Tolochenaz-Les Noyers, e descer na estação La Plantaz). A parada fica muito perto do cemitério, e quando você vê pensa que está no lugar errado, por que é um cemitério micro e muito modesto – mas é ali mesmo.

2014-03-08 13.29.32

Enfim: Morges é uma cidade pequena, mas com bastante atrativos. Pra quem pretende fazer um passeio básico e rápido, o centro da cidade, o castelo e a beira do lago são os principais pontos. Pra quem pretende ficar um pouco mais, existe um ponto de informações turísticas perto do castelo, onde você pode pegar várias dicas de passeios. Existe um trenzinho que leva pros vinhedos (entre julho e setembro), além de tours gastronômicos, opções de caminhadas, esportes… Dá pra pegar mais informações no site da cidade, clicando aqui.

Você também pode gostar de:

4 Comentários

  1. Me desculpe a ignorância, mas estou em SP e nunca saí do Brasil. Como faço para visitar o túmulo de audrey? Compro passagens para lausanne ou morges? Encontro um guia que possa me ajudar?
    Essas tulipas marAvilhosas são de morges? Obrigada

    1. Olá Rosana
      O aeroporto mais próximo é o aeroporto de Genebra. De Genebra você deve pegar um trem para Morges. Da estação de trem de Morges é só pegar um ônibus e ele já deixa ao lado do cemitério.
      Sim, as tulipas são em Morges. Todo ano acontece, no mês de abril, o Festival das Tulipas. É uma ótima época pra visitar a cidade.
      Você pode entrar em contato no site minhasuica.com e se informar sobre um passeio guiado. Eu não conheço a guia pessoalmente, mas sei que ela é registrada no cantão de Vaud.
      Monique

    1. Olá Edson,
      Você pode conferir sites como o homegate.ch para ter uma noção de preços de aluguel e compra de imóveis em qualquer região da Suíça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *