Tag : Hábitos de leitura

Faz tempo que não faço resenha de livro, não é mesmo? Apesar de estar lendo muito nesse semestre, nada do que estou lendo rende resenha (a menos que vcs queiram umas dicas de como realizar uma revisão sistemática da literatura no capricho 😉 #vidadedoutorando

Em março eu voltei a estudar e eu ainda não consegui organizar a minha rotina de forma que eu possa trabalhar, escrever aqui, estudar francês, ter momentos de lazer e ainda ter tempo pra ler. E, com toda certeza, está me fazendo muita falta ler – só que não estou vendo a luz no final do túnel nesse caso. Então estou lendo lentamente, mais aos finais de semana, e dando preferência a assistir séries e filmes (que depois de passar o dia inteiro lendo artigos científicos, a noite eu quero mais é dar uma variada).

Mas pra não abandonar esse assunto de todo, eu resolvi responder algumas tags de leitura. Eu gosto bastante desse tipo tag e me interesso em ver as respostas de outras pessoas, então achei bacana, de vez em quando, responder algumas por aqui. E vai ser em texto mesmo, porque não tenho canal no youtube e nem pretendo ter – simplesmente não é pra mim *

A primeira delas se chama Hábitos de Leitura, eu não faço a mínima ideia de quem criou, mas já vi algumas pessoas respondendo e achei bacana. São 7 perguntas:

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)

Basicamente a noite, antes de dormir.  E esse é um dos motivos que está dificultando um pouco minhas leituras agora… o dia está durando horrores por aqui (horário de verão power), então acabamos indo dormir tarde, e aí eu acabo não lendo porque no dia seguinte tenho que acordar cedo pra trabalhar…
Posso ler durante o dia se eu estiver no transporte público e o livro for de um tamanho aceitável pra ficar na bolsa, mas isso é um pouco raro – e tá mais fácil levar artigos pra ler nesses momentos do que livros.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?

De preferência. Minha memória não é das melhores e ficar misturando coisas é um desserviço que eu presto a mim mesma

3. Qual seu lugar favorito para ler?

Na cama, deitada e segurando o livro de lado. É a pose mais bizarra e ninguém entende como eu posso gostar de ler assim. Minha mãe diz que eu vou “estragar as vistas” e meu oftalmologista concorda com ela.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Leio o livro, sempre. Primeiro a ideia original, depois as adaptações. Até porque ver o filme é tão rapidinho que acaba com a emoção da descoberta muito rápido.

5. Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)

Na hora de ler eu acho tudo ótimo e não tenho preferências. Mas, pensando em outras coisas, eu tenho preferido ler e-books mesmo. Principalmente porque eu moro em um apartamento pequeno e não tenho espaço pra ficar acumulando livros e bugigangas diversas. Sem falar que sai mais barato também, principalmente aqui na Suíça que os livros físicos tem preço de ouro!

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Geralmente eu não leio opiniões aprofundadas de outras pessoas e nem sinopses. Vou direto pro livro mesmo e acabo me surpreendendo as vezes (positivamente/negativamente). Geralmente escolho os livros porque alguém me recomendou (no sentido de: é muito bom, é ótimo…), ou então porque ouvi falar superficialmente do tema, ou porque gosto do trabalho do autor…

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Não diria que isso é essencial, mas se combinarem fica bonito na estante 😉

2014-06-23 10.34.30

 

Você também pode gostar de:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *