Suíça: um passeio no lago Oeschinen (Oeschinensee)

O Lago Oeschinen, ou Oeschinensee em alemão, é um lago de montanha a 1578 metros acima do nível do mar. Fica no vilarejo de Kandersteg, a 60 km de Berna. É um dos maiores lagos alpinos e é alimentado pelas águas provenientes das montanhas Blüemlisalp (3663m), Oeschinenhorn (3486m), Fründenhorn (3369m) e Doldenhorn (3643m). Sua água é utilizada para abastecer a cidade de Kandersteg e para a produção de energia elétrica.

Em outras palavras: é um dos lugares mais lindos da Suíça. Imagine a cena: é um lago de água limpíssima e turquesa, que fica entre montanhas que, mesmo no verão, ainda tem neve no pico. Impossível que a combinação disso tudo resulte em algo menos que incrível.

Além das “praias”, uma das principais atrações lá em cima é o passeio de barco pelo lago. Você pode alugar pequenos barcos por meia hora (CHF 14) ou então por uma hora inteira (CHF 24) e explorar o lago de ponta a ponta – desde que você se garanta no remo, pois ele é maior do que parece. A temperatura da água no verão fica entre 18 e 20º.

O lago geralmente congela entre dezembro e maio, e a pesca no lago congelado é popular entre janeiro e março (trutas!). É preciso pagar pela pemissão de pescar (CHF 28 adulto e CHF 17 crianças) e o aluguel de barcos para pesca também tem um valor específico (CHF 65 para todo o dia, CHF 35 para meio dia).

O lago faz parte da região Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn, que é patrimônio da Unesco e, durante o inverno, essa região se transforma em uma estação de esqui (mais informações aqui)

Nosso passeio

Chegamos no lago Oeschinen às 13h e encontramos um cenário típico de verão: muita gente nas praias na beira do lago, pessoas nadando, fazendo pique niques e churrascos, descansando na sombra, brincando com o cachorro… e tinham vacas também, pois estamos falando de Suíça!

Passado um primeiro momento de contemplação e muitas fotos, nós também sentamos em uma sombra para fazer o nosso pique nique. Um descanso bem merecido depois da nossa subida a pé.

Já descansados, alugamos um pequeno barco por meia hora pra passear pelo lago. Não diria que é essencial, mas depois de todo esforço que fizemos, achamos legal aproveitar bem o local. Como não é possível dar a volta no lago a pé, pois sua borda não é toda composta de praias, passear com o barco é uma forma legal de dar uma olhadinha na outra ponta  – e na cachoeiras que descem das montanhas e alimentam o lago.

Durante o nosso passeio de barco o sol sumiu e começou a ficar com cara de chuva… Sentimos alguns pingos, mas não “desenvolveu”. Depois disso, compramos um sorvete e começamos nossa descida, tranquilamente.

lago_3

lago_8

sorvete

Como chegar

Partindo da estação de trem de Kandersteg, existem duas formas de chegar até o lago: teleférico ou caminhada. A estação inferior do teleférico fica a 15 min de caminhada (ou 8 min de ônibus) da estação de trem. Os valores do teleférico são:

  • Adulto 1 sentido: CHF 18
  • Adulto ida e volta: CHF 26
  • Criança (6-16 anos), 1/2 tax ticket, GA: CHF 9
  • Criança (6-16 anos), 1/2 tax ticket, GA: CHF 13

A partir da estação superior do teleférico ainda é preciso caminhar cerca de 20, 25 minutos para chegar ao lago. Para pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção, um ônibus elétrico da UNESCO funciona entre a estação superior do teleférico e o Hotel Restaurant Oeschinensee, que fica já as margens do lago (adultos CHF 8 por trecho e crianças CHF 5 por trecho)

A caminhada até o lago leva cerca de 1h35, partindo da estação de trem de Kandersteg, em uma subida de 400 metros.

Karte_Sommer2

Hike do lago Oeschinen

Eu não sou uma pessoa esportiva, mas hikings sempre merecem uma exceção. E como domingo é o dia oficial do hiking na Suíça, nós resolvemos encarar a subida até o lago a pé mesmo. Levamos cerca de 1h30, como o previsto, e apesar de ser um caminho tranquilo e que não exige demais, essa foi uma caminhada sofrida. Sofrida porque o caminho é praticamente todo a céu aberto, então é uma subida de 400m tomando muito sol. Então imagine que fizemos isso ontem, com temperaturas passando os 30 graus! Nós subimos num ritmo tranquilo e fizemos algumas paradas e, tirando o calor, teria sido um hiking moleza. A propósito, o caminho é cheio de paisagens incríveis, vale muito a pena!

A descida é mais tranquila e leva cerca de 1 hora pelo mesmo caminho, até a estação de trem de Kandersteg. Aliás, que cidadezinha mais bonita!

hiking

hiking_3

cidade_4

Você também pode gostar de:

5 Comentários

    1. Não!
      Os carros podem ir somente até Kandersteg e, a partir daí, só teleférico ou hiking pra chegar ao lago.

  1. Oi Monique!
    Muito legal seu blog. Tô passando um tempo aqui na Suíça e tô lendo bastante =)
    Eu li que subindo de teleférico, o caminho da estação de cima até o lago dá para ir com carrinho de bebê tranquilo, né? E saindo da estação de trem, você acha que dá para ir? Ou pelo menos a decida?
    Obrigado!

    1. Olá Roberto!
      Obrigada pelo comentário!

      Então, vou ficar te devendo essa informação. Como eu subi a pé, eu cheguei por um caminho diferente do caminho do teleférico. Eu acredito que é possível, mas é melhor vc se certificar com alguém que já foi por esse caminho, ou então entrar em contato pelo site pra esclarecer.

      Bom passeio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *