Zermatt: Sunnegga

Zermatt é um pequeno vilarejo aos pés da montanha mais fotografada do mundo, a Matterhorn, a montanha que estampa o chocolate Toblerone e grande parte dos souvenirs da Suíça. É um paraíso para os praticantes de ski e snowboard, mas também é um dos destinos turísticos mais especiais do país.

Para o turista que só quer conhecer o vilarejo e ver de pertinho a montanha famosa, um bate e volta é suficiente.  Em Zermatt não circulam carros, então o trem é a única opção de acesso ao vilarejo – e já garante um passeio incrível.

sunnegga

Existem dois passeios, partindo de Zermatt, que são super famosos: o Gornergrat e o Matterhorn Glacier Paradise. Sobre o Matterhorn Glacier Paradise eu já contei nesse post aqui, pois esse foi o passeio que fizemos em 2013, na nossa primeira visita a Zermatt. E o passeio ao Gornergrat está na mira pra nossa próxima ida.

Mas o que eu quero mostrar nesse post é um outro passeio que descobri esse ano, quando minha família veio me visitar. É uma opção rápida, simples e barata pra aproveitar um pouquinho mais o passeio a Zermatt: o funicular do Sunnegga.

Sunnega é um terraço a 2 288m que tem uma vista espetacular do Matterhorn. No inverno, predomina o ski e os esportes de neve; no verão, é ponto de partida para várias caminhadas e para um mergulho no lago Leisee. Tem também um restaurante, onde é possível fazer uma pausa pra refeição/café, sempre apreciando o Matterhorn.

sunnega_summer
No verão! Fonte: www.zermatt.ch
sunnegga_winter
No inverno! Fonte: www.matterhorn-group.ch

Nós fizemos esse passeio em abril e ainda estava cheio de neve. Zermatt é um passeio que vale ser estudado com carinho, sempre de olho na meteorologia pra não chegar lá e não enxergar nada. Nós fomos num domingo de tempo lindo e limpo, com um solzinho tão gostoso que mesmo brincando na neve estávamos de camiseta (minha mãe e minha tia não conseguiam acreditar que isso era possível).

O bacana desse passeio é que ele é rápido e baratinho. O funicular vai de Zermatt ao Sunnegga em 3 minutos, só é uma pena mesmo que ele vá por dentro da rocha. Chegando lá em cima não tem muitas coisas, tem basicamente o restaurante, uma área infantil, pistas de ski (no inverno) e o lago, que ainda estava congelado.

leisee
Lago congelado!

esquiadores

Nós descemos até a área de ski, com uma espécie de elevador inclinado e, em plena neve, encontramos umas espreguiçadeiras de madeira onde sentamos pra fazer nosso pique nique. Deu pra fazer boneco de neve, anjinho no chão, bolas de neve, pegar um solzinho gostoso… e, na hora que cansamos, em menos de 10 minutos já estávamos de volta ao centro de Zermatt, prontos pra explorar mais as ruelas do vilarejo.

Acho que o Sunnegga é uma ótima opção pra quem quer fazer um passeio rápido e, principalmente, não quer gastar muito. No inverno é uma área ótima pra brincar na neve e fazer lindas fotos da montanha, e no verão é igualmente bonito por conta do lago e das caminhadas. Pra quem é super iniciante no ski, no Sunnegga também tem uma área pro aprendizado.

gato_aspirina
Dizem que é por isso que não neva no Brasil…
ski
Area de ski para iniciantes

Como chegar:

Funicular vai direto de Zermatt a Sunnegga, em 3 minutos. O ponto de partida do Funicular está marcado no mapa abaixo (trajeto da estação de trem de Zermatt até o funicular).

mapa

 

Preço: 

  • Ida e volta ao Sunnegga, adulto: CHF 24
  • Ida e volta ao Sunnegga, crianças, meia tarifa ou Swiss Pass: CHF 12
  • Vale salientar que com o Swiss Pass você vai gratuitamente até Zermatt, mas pra fazer o passeio do Sunnegga, do Glacier Paradise ou do Gornergrat é preciso pagar a parte – mas o Swiss Pass dá descontos nesses trechos.

Pra ver mais fotos de Zermatt, dê uma olhadinha no post sobre o Glacier Paradise 😉

zermatt

gato
Mestre dos disfarces

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *